Codex Gigas: o primeiro Big Book do mundo



fonte: google images

Codex Gigas vem do latim é quer dizer livro gigante. O primeiro deles que se tem notícia é este, criado num mosteiro beneditino no século XIII, na atual República Checa. É considerado o maior manuscrito medieval conhecido.

Atualmente na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo, a Bíblia do Diabo mede 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura. É um big book, maior que SUMO (70 cm x 50 cm), editado pelo fotógrafo Helmuth Newton, empresso pela LEM Legatoria e publicado em 1999 pela Taschen e já esgotado.

Especialistas acreditam que os monges tenham levado mais de 20 anos para conclui-lo. Cento e sessenta animais, possivelmente jumentos, tiveram suas peles utilizadas na produção do livro.
Conta a lenda que seu autor teria sido um monge que quebrou os votos monásticos. Para evitar as terríveis sanções impostas como punição na época, ele teria pedido a um querubim - Lúcifer - ajuda na conclusão da tarefa. Em troca, entregou sua alma. Lúcifer ajudou o monge e, além da alma, recebeu uma imagem em agradecimento.

Mesmo a lenda não sendo verdadeira, ver esta obra é mais uma razão para conhecer a bela Estocolmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário